Fui aluna do Colégio Castaldi do ano de 2003 até 2006, na condição de aluna, acredito que a minha visão sobre o colégio e os estudos não se diferenciava da grande maioria dos alunos que hoje frequentam aquela escola. Gostava muito de ir ao colégio, mas poucas vezes ia realmente para estudar, na época participei de alguns projetos de música que havia lá, e isso era um grande incentivo, não havia avaliação, mas aprendíamos sobre teoria musical; os projetos, gincanas e concursos que aconteciam na escola faziam com que todos permanecessem dentro dela. Lembro-me que lá havia também concurso para “miss Castaldi”, e varias apresentações musicais que ainda hoje acontecem.
Como aluna gostava de participar dessas modalidades, mas não sabia exatamente qual a finalidade. Hoje com uma visão mais ampla do significado do que é escola compreendo a importância desses projetos, que ajudam o aluno a se desenvolver e a participar ativamente dentro do ambiente escolar.
Como estagiária do PIBID vejo de perto o esforço dos professores, esse esforço que muitas vezes é invisível ao aluno, muito se tem tentado fazer para que não haja evasão dentro da escola, existe realmente uma preocupação pessoal do professor em relação ao aluno e desenvolve um papel muito importante no que diz respeito à sociedade como um todo.
Antigamente a estrutura do colégio era bem diferente, com outros professores que ministravam as aulas. Pela manhã sempre teve um numero maior de alunos desde a época em que eu estava lá; ao contrario de hoje, não tínhamos quadra com cobertura e pouco era o acesso às alas novas e que agora comportam os cursos técnicos.
O colégio é conhecido por ofertar cursos profissionalizantes, no inicio recebeu o nome de PREMEM. Seria muito importante recuperar essa história por meio de um projeto de memória sobre o Castaldi.
Estou tendo a oportunidade de acompanhar o crescimento do colégio e vejo a persistência de todos os professores e funcionários que tentam dar o melhor em suas aulas e também desenvolver projetos, cursos, palestras que fazem o Colégio Castaldi ser tão inovador no que diz respeito à educação dos jovens.
Luana/PIBID
Nenhum comentário:
Postar um comentário