quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Primeiras Impressões do Colégio de Aplicação da UEL

Em mais um dia de estágio, a espera da professora, impossível não se perder em pensamentos que me levam para longe e ao mesmo tempo tão perto.
Após três anos o Colégio de Aplicação da UEL, que muito se parece com a escola onde me formei no interior de São Paulo, todas as semanas me faz retornar à rotina escolar, porém com outro papel, outros olhares. Em cada aula tenho aprendido um pouco mais e me deparado com várias realidades, muitos comportamentos para a mesma sala, uma mesma sala com inúmeros significados.
Entrar em sala de aula, me aproximar dos alunos, dos funcionários tem sido o primeiro exercício para eu possa identificá-los, conhecê-los e para que eles também possam me reconhecer e me aceitar enquanto membro da comunidade escolar, afinal mais do que uma estagiária que acompanha as aulas de Sociologia, estou lá convivendo, dividindo um espaço e construindo laços.  Relações sociais que se estabelecem e valorização de todos os sujeitos, cuja maior finalidade é a cooperação, desenvolver aprendizados e crescimento para ambos os lados.
Durante essa atividade de identificação, semana após semana, barreiras têm sido transpostas e oportunidades estão sendo aproveitadas e criadas para nossa aproximação com os alunos, para o desenvolvimento de nosso projeto e  seus objetivos de formação inicial de docentes, assim como contribua com o colégio, o que já tem despontado pela melhor integração que estamos tendo no ambiente escolar, pela procura dos alunos para retirar dúvidas, pelas oficinas aplicadas, pelo envolvimento dos estudantes na busca de fotos para a produção da memória do teatro da escola, pelo acesso e reconhecimento da procura, da monitoria, da curiosidade e também do crescimento.
As carteiras, o sinal, o giz, o quadro, tudo permanece igual!
Já fui chamada de “professora”, de “estagiária”, “universitária”, “moça” e até mesmo confundida como aluna, e essa pluralidade de contextos, nessa adaptação ao “chão da escola”, sou eu quem realmente tem mudado. Antes eu respondia chamada, agora eu a acompanho, antes eu levava meu caderno para o professor, agora eu auxilio a professora a corrigir, antes eu vestia um uniforme e pedia orientação, agora eu dou orientação e entro em sala com um crachá que não mais me denomina como aluna, embora eu ainda seja.
Considero que todas as quintas feiras durante as aulas da professora Edna ou em qualquer canto do Colégio, nós vivenciamos a Sociologia, enquanto construção de elos e infindáveis teias sociais que fazem a escola ser o que é, um campo de movimento, de vidas e sonhos.

Franciele/PIBID

Nenhum comentário:

Postar um comentário