· Criar metodologias de ensino e de pesquisa que possibilitem consolidar a formação inicial de professores de Sociologia para a Educação Básica, a formação continuada dos professores ativos nas escolas e inovar nos processos de ensino-aprendizagem com vistas à diminuição da evasão e das reprovações;
· Buscar a superação das desigualdades sócioeducacionais, através da disseminação das ciências nas escolas e da articulação entre universidade e sociedade;
· Desenvolver metodologias de ensino que levem em conta a percepção dos alunos sobre os conteúdos, o universo social em que se socializou e os recursos pessoais e coletivos que poderão ser mobilizados no processo ensino-aprendizagem;
· Propiciar a formação de elementos teóricos e sociais que contribuam para o desenvolvimento de uma cultura escolar de inclusão das diferenças, em termos de classes sociais, raça/etnia, gênero, sexualidade, religião, necessidades especiais (físicas e afetivas), entre outras que historicamente estruturam sistemas de preconceito e discriminação no meio social e que podem ser reforçados no ambiente escolar;
· Instituir na escola, espaços de construção de identidades, por meio do direito à memória, envolvendo a comunidade escolar em pesquisas e projetos sobre Memória e Patrimônio, a partir de uma concepção antropológica de cultura;
· Consolidar a Licenciatura em Ciências Sociais da UEL, elaborando modelos de estágio diferenciados, formas de interação com a comunidade escolar, a fim de formar professores comprometidos com a superação das desigualdades sociais e educacionais de nosso país, sobretudo as desigualdades étnico-raciais e de gênero;
· Promover metodologias que proporcionem aos professores e alunos do Ensino Médio pesquisar e analisar a LEI 10.639/03, bem como vivenciar e instrumentalizar as informações sobre a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana, de forma a avaliarem criticamente as atitudes de preconceito e racismo e serem capazes de lutar contra elas;
· Desenvolver visão holística e crítica do problema ambiental na sociedade atual, os desafios e perspectivas da sustentabilidade num mundo desigual e a importância da escola e formação do educador no universo da Educação Ambiental;
· Identificar critérios e mecanismos que permitam avaliar, do ponto de vista qualitativo e quantitativo, os resultados das ações.