Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES.
O Programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais de Licenciatura para atuarem em escolas públicas da Educação Básica e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública do país. O objetivo é antecipar a vivência dos alunos das Licenciaturas nas escolas e o vínculo entre os futuros educadores, as salas de aula e o cotidiano escolar. Com essa iniciativa, o PIBID realiza articulação entre a educação superior (por meio das Licenciaturas) e o sistema público escolar.
A intenção do Programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas para a melhoria do ensino na Educação Básica. Entre as propostas do PIBID está o incentivo à carreira do magistério em áreas com necessidade de professores com formação específica para o Ensino Médio. Participam alunos de Licenciaturas, professores das Universidades e professores supervisores das disciplinas específicas das escolas em que os estudantes universitários desenvolverão seus estágios e atividades de pesquisa/ensino.
Podem apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do PIBID em atividades nas escolas públicas.