quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Como é Ser Uma Estagiária do PIBID

Ser Estagiária no Colégio Aplicação é fácil e difícil ao mesmo tempo, mas o que realmente é, “é gratificante”. Nas primeiras visitas nós os estagiários somos vistos como o diferente o estranho e até mesmo o “forasteiro”, mas esta reação é perfeitamente compreensível, pois “aquelas  salas de aula não são mais o nosso lugar”. Mas aos poucos o que era diferente (estranho) se torna igual (familiar), os alunos passaram a nos reconhecer como parte da sala (escola) e a nos procurar para esclarecer dúvidas e preocupações com o vestibular.
Acho isso maravilhoso, estar presente e participando desta fase da vida deles me remete as minhas antigas dúvidas e preocupações; “e quando acabar o que eu vou fazer?”.
Vivenciar o ambiente escolar como estagiário é uma experiência incrível, pois esta vantagem nos permite vivenciar o ambiente escolar não mais como “o aluno” e ainda não como “o professor”, mas sim como o “observador”, que detém certo contato com o educador,  mas que ao mesmo tempo não perdeu os laços com os alunos. Em vários momentos da observação me sinto como uma estudante de ensino médio, por que estou revivendo o meu passado e que o mesmo ainda é muito presente. Além de que nos faz pensar, que ainda há tanto para aprender!
Fazer parte do Projeto PIBID, para mim não é apenas observar, mas sim abrir meus horizontes com os professores que já tem uma vasta experiência, sempre procurar ser uma profissional melhor, preocupada com os alunos buscando sempre inovar no aprendizado. E, principalmente, motivar os alunos para o estudo, e que o mesmo se torne para eles uma necessidade pela busca de conhecimento. Este é o meu objetivo para com o PIBID.
Os professores orientadores inclusive a professora Edna, que tenho mais contato são excelentes tanto com os alunos como para com os estagiários, todo o corpo discente do Colégio Aplicação é bem receptivo com os alunos estagiários; isso faz com que durante as observações tenhamos mais confiança em nós mesmos, pois ser estagiário ainda é algo novo para mim.


Poliana/PIBID

Nenhum comentário:

Postar um comentário