quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Como baixar pelo 4Shared

O banco de dados do PIBID pelo site 4Shared pode parecer um pouco complicado de acessar no começo. Em razão disso estou realizando um post de orientação para aqueles que desejarem baixar qualquer um dos textos disponíveis. Caso algum link não funcione ou tenha problemas para o acesso é só se dirigir no campo de perguntas que estaremos respondendo prontamente.

Bruno Ueno/PIBID

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segunda-feira, 14 de novembro de 2011

I Mostra de Práticas de Ensino de Estágios, no PRODOCENCIA e no PIBID

I Congresso Nacional dos Colégios de Aplicação do Paraná
I Mostra de Práticas de Ensino de Estágios, no PRODOCENCIA e no PIBID

"O evento faz parte de um processo de reflexões dos Colégios de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com o objetivo de divulgar as ações do PRODOCÊNCIA, dos estágios e do PIBID de várias áreas do conhecimento da UEL e de outras universidades brasileiras entre os professores da rede municipal, estadual e federal de ensino, partilhando conhecimentos e desafios, principalmente entre os integrantes dos Colégios de Aplicação do Estado do Paraná."

http://aplicacao1.webnode.com.br/

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

I Encontro do PIBID/UEL

No dia 05 de novembro aconteceu o I Encontro do PIBID/UEL no Hotel Londristar. O evento contou com a participação de todas as licenciaturas envolvidas no programa, houve um grande diálogo entre os cursos e a troca de experiências foi muito gratificante. Nós, do PIBID de Ciências Sociais, saímos do evento muito contentes e empolgados.Há a expectativa da consolidação de uma colaboração multidiscplinar entre os PIBID's, fato que é possível e necessário de se acontecer.
mesa de abertura do evento. Foto:Ana Maria/PIBID

Bolsistas e professora Elena no GT. Foto: Ana Maria/PIBID

Maria Letícia em apresentação no GT. Foto: Ana Maria/PIBID

Denise em apresentação no GT. Foto: Ana Maria/PIBID

Luana e Franciele em apresentação no GT. Foto: Ana Maria/PIBID

Grupo do PIBID de Ciências Sociais no I Encontro do PIBID/UEL. Foto: Acervo

Denise Akemi Nishi /PIBID

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Banco de arquivos do PIBID/CS UEL

O PIBID de Ciências Sociais UEL conta agora com um banco de arquivos pelo site 4Shared. Nele poderão ser encontrados arquivos que estejam relacionados com o projeto.


Inauguramos este espaço de livre acesso com textos concedidos por nossas professoras colaboradoras Prof.ª Dra. Maria José de Rezende e Prof.ª Dra. Elena Andrei. 

Aceitamos também pedidos e sugestões das leitoras e leitores do blog.

Bruno Ueno/PIBID

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

o Estágio e o PIBID

            Podemos ver o estagiário como um antropólogo em campo. Temos que trabalhar a nossa alteridade para enxergar o que esta ocorrendo. No entanto, vivemos ao mesmo tempo aspectos semelhantes: continuamos alunos, tendo que respeitar as regras, a hierarquia, a fazer provas. Tentamos manter a distância, para compreender melhor o que ocorre na sala, a relação com o professor, os problemas que cada um traz. Tentar manter distância, mas também entendê-los a partir de nossas experiências.
Tanto quanto um antropólogo quando chega ao local que irá estudar, nós também somos considerados estranhos pelos alunos. Os alunos ficam sem saber como é a nossa relação: pode ser de insegurança, já que estamos ligados aos professores, e assim seríamos o “inimigo”, o cúmplice do professor; pode ser também uma relação de confiança, quando nos vêem como alunos que ainda somos, como o “intermediário” com o professor, alguém com quem reclamar, tirar dúvidas, não precisando utilizar da mesma formalidade como a qual se dirige ao professor. Representamos duas pessoas em uma só: o professor que deve ser respeitado, e o colega em que podem confiar.
            Como estagiária tenho a impressão que estou envolvida em algo ambivalente, numa posição tanto privilegiada quanto difícil.  Estamos naquele meio termo aluno-professor. Como aluno que ainda somos entendemos e compreendemos as reivindicações, comportamentos e dificuldades dos alunos, associados à escola e à relação com o professor. No entanto, como futuros educadores podemos observar também o “outro lado” e começamos a compreender o comportamento dos professores que, como estudantes, ainda tantas vezes criticamos.

Maria Letícia/PIBID

Como é Ser Uma Estagiária do PIBID

Ser Estagiária no Colégio Aplicação é fácil e difícil ao mesmo tempo, mas o que realmente é, “é gratificante”. Nas primeiras visitas nós os estagiários somos vistos como o diferente o estranho e até mesmo o “forasteiro”, mas esta reação é perfeitamente compreensível, pois “aquelas  salas de aula não são mais o nosso lugar”. Mas aos poucos o que era diferente (estranho) se torna igual (familiar), os alunos passaram a nos reconhecer como parte da sala (escola) e a nos procurar para esclarecer dúvidas e preocupações com o vestibular.
Acho isso maravilhoso, estar presente e participando desta fase da vida deles me remete as minhas antigas dúvidas e preocupações; “e quando acabar o que eu vou fazer?”.
Vivenciar o ambiente escolar como estagiário é uma experiência incrível, pois esta vantagem nos permite vivenciar o ambiente escolar não mais como “o aluno” e ainda não como “o professor”, mas sim como o “observador”, que detém certo contato com o educador,  mas que ao mesmo tempo não perdeu os laços com os alunos. Em vários momentos da observação me sinto como uma estudante de ensino médio, por que estou revivendo o meu passado e que o mesmo ainda é muito presente. Além de que nos faz pensar, que ainda há tanto para aprender!
Fazer parte do Projeto PIBID, para mim não é apenas observar, mas sim abrir meus horizontes com os professores que já tem uma vasta experiência, sempre procurar ser uma profissional melhor, preocupada com os alunos buscando sempre inovar no aprendizado. E, principalmente, motivar os alunos para o estudo, e que o mesmo se torne para eles uma necessidade pela busca de conhecimento. Este é o meu objetivo para com o PIBID.
Os professores orientadores inclusive a professora Edna, que tenho mais contato são excelentes tanto com os alunos como para com os estagiários, todo o corpo discente do Colégio Aplicação é bem receptivo com os alunos estagiários; isso faz com que durante as observações tenhamos mais confiança em nós mesmos, pois ser estagiário ainda é algo novo para mim.


Poliana/PIBID

Primeiras impressões Colégio CEEP Castaldi

Fui aluna do Colégio Castaldi do ano de 2003 até 2006, na condição de aluna, acredito que a minha visão sobre o colégio e os estudos não se diferenciava da grande maioria dos alunos que hoje frequentam aquela escola. Gostava muito de ir ao colégio, mas poucas vezes ia realmente para estudar, na época participei de alguns projetos de música que havia lá, e isso era um grande incentivo, não havia avaliação, mas aprendíamos sobre teoria musical; os projetos, gincanas e concursos que aconteciam na escola faziam com que todos permanecessem dentro dela. Lembro-me que lá havia também concurso para “miss Castaldi”, e varias apresentações musicais que ainda hoje acontecem.
Como aluna gostava de participar dessas modalidades, mas não sabia exatamente qual a finalidade.  Hoje com uma visão mais ampla do significado do que é escola compreendo a importância desses projetos, que ajudam o aluno a se desenvolver e a participar ativamente dentro do ambiente escolar.
Como estagiária do PIBID vejo de perto o esforço dos professores, esse esforço que muitas vezes é invisível ao aluno, muito se tem tentado fazer para que não haja evasão dentro da escola, existe realmente uma preocupação pessoal do professor em relação ao aluno e desenvolve um papel muito importante no que diz respeito à sociedade como um todo.
Antigamente a estrutura do colégio era bem diferente, com outros professores que ministravam as aulas. Pela manhã sempre teve um numero maior de alunos desde a época em que eu estava lá; ao contrario de hoje, não tínhamos quadra com cobertura e pouco era o acesso às alas novas e que agora comportam os cursos técnicos.
O colégio é conhecido por ofertar cursos profissionalizantes, no inicio recebeu o nome de PREMEM. Seria muito importante recuperar essa história por meio de um projeto de memória sobre o Castaldi.
Estou tendo a oportunidade de acompanhar o crescimento do colégio e vejo a persistência de todos os professores e funcionários que tentam dar o melhor em suas aulas e também desenvolver projetos, cursos, palestras que fazem o Colégio Castaldi ser tão inovador no que diz respeito à educação dos jovens.

Luana/PIBID