sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

I Encontro Nacional PIBID Ciências Sociais

O PIBID de Ciências Sociais da UEL participou do I Encontro Nacional PIBID Ciências Sociais na Universidade Federal de Uberlândia realizado nos dias 07 e 08 de dezembro de 2013.
O evento organizado pela UFU, PUC-PR e UNESP contou com a participação de docentes das universidades, licenciandos e professores da educação básica de todo o país através de mesas redondas, rodas de conversa e plenária geral que visaram discutir os temas: Juventude e ensino médio, metodologias de ensino e avaliação, formação docente: Estágio Supervisionado X PIBID, Sociologia no Ensino Fundamental, licenciatura e realidade escolar, a presença e contribuições do PIBID à consolidação da Sociologia no Ensino Médio. 
A roda de conversa Formação Docente: Estágio Supervisionado X PIBID foi coordenada pelas alunas da UEL: Franciele e Maria Letícia.
O objetivo da roda foi debater a relação entre o PIBID e o Estágio Supervisionado na formação docente dos alunos dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais.

Abertura do evento
Roda de conversa: Formação Docente: Estágio Supervisionado X PIBID
Participantes PIBID Ciências Sociais - UEL

Nesse sentido, foi discutido a necessidade de diagnosticar a realidade da escola em que os licenciandos estão inseridos, a importância da pesquisa e realização do trabalho interdisciplinar entre as três áreas que compõem as Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia e Ciência Política no Ensino Médio e também com as outras disciplinas. 
Outro apontamento destacado foi a atuação do professor supervisor nas escolas que estabelece o vínculo entre a Educação Básica e o Ensino Superior e desenvolve o papel de co-formador. 
Verificamos também que para algumas universidades o PIBID e o estágio estão mais próximos, se retroalimentam e para outras são atividades distantes.
Torna-se perceptível que o PIBID está promovendo abalos nos currículos dos cursos de licenciatura, impactando o cotidiano das escolas e nos desafia a pensar: Seria o PIBID um modelo de estágio ideal? Um direito a ser conquistado por todos os licenciandos? Como trabalhar com esses dois grupos de alunos - estagiários e bolsistas - em etapas diferentes do processo de formação em sala de aula? O estágio de observação pode ser contemplado pelas atividades desenvolvidas dentro do PIBID?

Nenhum comentário:

Postar um comentário