sábado, 25 de maio de 2013

V Jornada de Humanidades do Colégio de Aplicação


Ocorreu nos dias 02 e 03 de maio de 2013 a V Jornada de Humanidades do Colégio Aplicação com o tema: “Faces de um Brasil multiétnico: aspectos da cultura e da história indígena e afrobrasileira”. O evento que foi organizado pelos PIBIDs de Ciências Sociais e Filosofia da UEL contou com 72 oficinas e 03 apresentações culturais entre o período da manhã e da noite destinadas aos alunos do ensino médio e ensino profissionalizante da escola.
A jornada de humanidades constitui uma ação de “implementação das leis nº10639/03 e 11645/08, Instrução 017/06 – SUED/SEED, Deliberação 04/06 – CEE, Resolução 3399/10” que instituem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileira, africana e indígena.
Oficina pedagógica V Jornada de Humanidades
Oficina pedagógica V Jornada de Humanidades
Os alunos bolsistas do PIBID participaram na organização da Jornada de Humanidades desde a criação de cartazes para divulgação do evento, anúncios em redes sociais, convite aos palestrantes, cronograma das oficinas, inscrições dos alunos, monitoria aos oficineiros e estudantes durante o evento, aplicação de oficinas, ordenamento dos resumos enviados pelos palestrantes para a publicação eletrônica do Caderno de Anais, emissão dos certificados, correção dos relatórios feitos pelos alunos do Colégio e no registro do evento por meio de fotos. 

Oficina pedagógica V Jornada de Humanidades
V Jornada de Humanidades 
As atividades almejaram trazer reflexões, debates e produções das mais diversas áreas do conhecimento a fim de apresentar novas formas de entendimento, dinamizar os conteúdos em sala de aula despertando o interesse dos alunos nas discussões propostas que abordaram o cotidiano e assuntos de interesses como: cultura, diversidade cultural, política, violência, culinária, religião, mídia, música, gênero, discriminação racial; debates que possibilitaram um olhar crítico dos alunos a essas temáticas e aperfeiçoaram a formação dos mesmos ao apresentar-lhes novas produções literárias, culturais e científicas sobre a cultura indígena e afro-brasileira.

Apresentação cultural de Maracatu

Durante a realização da Jornada de Humanidades do Colégio Aplicação vivenciou-se nas salas de aula, corredores e pátio um intercâmbio entre as multiplicidades de todas as disciplinas escolares e a unidade de formação cidadã dos alunos baseada nos princípios da cooperação e da solidariedade. Além de aguçar o interesse dos alunos por disciplinas como sociologia e filosofia que mostraram com êxito, através de oficinas dinâmicas que estão presentes no cotidiano de todos.
Os alunos elaboraram também relatórios onde puderam expor seus depoimentos acerca das atividades:
Aluna 3ºB: “Existem poucas coisas como a jornada de humanidades do Colégio Aplicação que nos ajudam a perceber como essas influências foram importantes na formação a sociedade brasileira. O ideal seria que isso se expandisse para o dia a dia das escolas e até mesmo de outras instituições que se naturalizasse essa questão que pudéssemos além de perceber, lembrar o quanto somos um pouco índios, um pouco negros e como esses povos foram e são heróis dentro de um Brasil tão preconceituoso”. 

Comissão organizadora

A V Jornada de Humanidades do Colégio Aplicação constitui-se em mais um momento rico promovido pelo PIBID em que a interação entre a universidade e a educação básica visam potencializar a formação dos alunos da escola e dos futuros professores. 
"PALAVRA DO ESTUDANTE: VOCÊ ACHA QUE ESSE TIPO DE EVENTO AJUDA A DIMINUIR O PRECONCEITO?" http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1604-20130514

domingo, 17 de março de 2013

Convite V Jornada de Humanidades - Colégio Aplicação UEL





O Colégio de Aplicação da UEL e o PIBID de Ciências Sociais da UEL lhe convida para a V Jornada de Humanidades do Colégio Aplicação: Faces de um Brasil multi-étnico: Aspectos da cultura e da história indígena e afro-brasileira. 
O evento recebe oficinas sobre o tema, tanto de professores como de alunos de graduação e pós-graduação. Essas oficinas acontecem nos dias 02 e 03 de Maio de 2013, nos períodos da manhã e da noite, tendo como público alvo os alunos do ensino médio e ensino profissionalizante. Os autores receberão certificados pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Pedimos aos interessados que nos enviem um resumo de dez linhas e três palavras chave com a proposta de oficina para o endereço (vjornadahumanidades@gmail.com) até o dia 08/04.
A sua participação será muito bem vinda!

Clique aqui para fazer o download da CARTA CONVITE

Mais informações: vjornadahumanidades@gmail.com

Evento no Facebook


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CONVOCAÇÃO

Reunião Coletiva PIBID/Ciências Sociais.
DIA: 14 de março (quinta-feira);
HORÁRIO: 14 horas
LOCAL: sala 104

OBS: Presença obrigatória. (48 bolsistas de graduação)

Dúvidas: Fátima (Casa do Pioneiro) - 3371-4596

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PIBID Aplicação inicia atividades do primeiro semestre.

As atividades do PIBID Aplicação para o presente semestre foram estabelecidas em reunião entre a supervisora profa. Edna Gaspari, a profa. Ileizi Fiorelli, e os oito bolsistas da graduação em Ciências Sociais. Além da definição do cronograma abaixo, o primeiro encontro do ano teve como pauta a distribuição de turmas e tarefas entre os alunos, e também a explanação das regras internas do Programa (tal como a elaboração dos relatórios mensais);



Cronograma (até junho de 2013)
Reuniões quinzenais - às sextas-feiras, das 14 às 18 horas.
08 e 22 de março;
05, 19 e 26 de abril; 
17 de maio; 
14 e 28 de junho.
V Jornada de Humanidades do Colégio de Aplicação: dias 2 e 3 de maio.

Aproveitamos a oportunidade para divulgar o edital do Concurso para Professores da Educação Básica do Paraná, com 1669 vagas para Sociologia. Inscrições até às 12h do dia 09 de abril de 2013Ver edital.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PIBID Ciências Sociais UEL no V Simpósio de Formação de Professores de Sociologia








Nos dias 19, 20 e 21 de novembro alunos bolsistas, Profa. Ileizi, Profa. Ângela e Profa. Vani participaram do V Simpósio de Formação de Professores de Ciências Sociais, Encontro Estadual de Formação em Sociologia na PUC-PR em Curitiba. 
Os alunos bolsistas aplicaram oficinas e apresentaram banners com as atividades desenvolvidas nos colégios que atuam. 
A Profa. Ileizi compôs a mesa redonda: Sociologia e Educação Básica: Cenário Nacional em discussão.
O evento foi rico em troca de experiências e discussões acerca das atividades desenvolvidas pelos docentes, alunos dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais das instituições de ensino superior do Paraná e professores da educação básica a fim de potencializar o ensino de Sociologia. 


domingo, 18 de novembro de 2012

8 VOLUMES DA COLEÇÃO HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA.

Coleção História Geral da África em português (Somente em PDF)

Dica do grupo do PIBID do CEIBEJA-Betinho.
Aproveitamos para partilhar que no dia 14 de novembro realizamos a discussão sobre as Ações Afirmativas- Cotas Raciais  para ingresso nas Universidades com a presença da Profa. Dra. Maria Nilza Silva. Os integrantes do grupo se responsabilizaram por todas as atividades junto aos estudantes da EJA-Ensino Médio. Foi um sucesso!
Prof. Luiz Bilek - Supervisor
Profa. Renata S. S. coordenadora
Bolsistas: Juarez, Fenelon, Gabriel, Maria Ramos, Marcelo Rosa, Cléber,  Letícia.   

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Qualidade na educação pública paranaense, equidade na Matriz Curricular no Ensino Médio na rede pública no estado do Paraná.


Exmo. Vice-governador e Secretário da Educação no Estado do Paraná Flávio ArnsSecretaria de Estado de Educação do Paraná CuritibaAv. Água Verde, 2140 - Sala 211Bairro Vila IzabelCEP 80240-900– Curitiba - PR

Assunto: Qualidade na educação pública paranaense, equidade na Matriz Curricular no Ensino Médio na rede pública no estado do Paraná.

Exmo. Secretário Flávio ArnsO Coletivo de Professores(as)de Sociologia e de Filosofia da Região Norte do Paraná, bem como orientadores(as) de estágio e de Metodologia de Ensino na área de Ciências Sociais e de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina,agregaprofessores(as) de Sociologia e Filosofia das escolas estaduais de mais de 25 municípios do Norte do Paraná e também professores(as) de Metodologia do Departamento de Ciências Sociais e de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná , vem através deste documento solicitar do Senhor uma atenção especial para o que vem ocorrendo na educação pública do Paraná no que diz respeito a mudança de matriz curricular.Temos acompanhado os pronunciamentos públicos da Superintendente da Educação,Meroujy Giacomassi Cavet, onde tem afirmado que é preciso aumentar aulas de Língua Portuguesa e de Matemática, e recentemente o Senhor afirmou na Agência Nacional de Notícias que “está sendo promovido um amplo processo de discussão com a comunidade escolar assim como consulta pública com professores(as) e estudantes para iniciar o ano de 2013 com uma proposta de matriz curricular unificada nas escolas estaduais”. Estamos dentro das escolas estaduais, dentro das universidades, portanto, na sociedade, e afirmamos que não fomos consultados(as) sobre mudanças na matriz curricular. Será que está se referindo a consulta pública online? Esta não foi verdadeiramente democrática e não atingiu com certeza toda a sociedade. Mas vamos aos fatos...Senhor Secretário Flávio Arns, uma das escolas que tem os maiores índices de desempenho nas avaliações internas e externas é exatamente uma escola pública que trabalha com a equidade disciplinar desde 2007, que é o Colégio Estadual Professor José Aluísio de Aragão, localizado no Município de Londrina, conforme demonstrado em anexo. Esta escola obteve a 5ª melhor nota do ENEM no Estado do Paraná, a 2ª melhor nota no mesmo exame no NRE Londrina em 2010 e a primeira melhor nota na referida avaliação nacional em 2011 no NRE,destacando-se também em várias avaliações nacionais e estaduais, como por exemplo, nas Olimpíadas de Matemática.E mais, as disciplinas de Sociologia e Filosofia, além de seremgarantidas pela Lei Nacional nº 11684/08, são, de acordo com asatuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Parecer CNE/CEB nº 5/2011, aprovada em 04/052011-, parte das dimensões estruturantes do Ensino Médio, a saber: ciência, tecnologia, cultura e trabalho. Também se pode verificar nas DCN’s que as disciplinas de Sociologia e Filosofia fazem parte da base nacional comum, já definida pela LDB/, carta magna da Educação e por outras leis específicas,como componentes curriculares obrigatórios que integram a área de conhecimentos das Ciências Humanas e que, portanto, os estados, inclusive o estado do Paraná, devem “garantir ações que promovam a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; e a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania”(DCN’s/2011, p. 48), ficando somente a definição da parte diversificada do currículo para os estados e para as escolas.Tais ações devem ser orientadas sob a perspectiva das dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura e devem formar um eixo integrador entre os conhecimentos dedistintas naturezas, promovendo a reflexão critica sobre os padrões culturais que se constituem em normas de conduta de uma sociedade. Daí, entre tantas outras, justifica-se a relevância das disciplinas de Sociologia e Filosofia nos currículos e a unicidade entre as dimensões cientifico-tecnológico-cultural.Assim, este coletivo acredita que muito mais do que preparar para a cidadania, as disciplinas de Filosofia e de Sociologia contribuem para o enriquecimento de um olhar mais diferenciado sobre a realidade social, para a descoberta de como a vida humana é perpassada por forças nem sempre visíveis – por simples pertença a um grupo social, com sua identidade, posição, símbolos e recursos de poder, na descoberta da participação numa teia de relações, na compreensão de como a realidade de cada estudante está relacionada à linguagem, aos gestos, às atitudes, aos valores, à posição do/a mesmo na estrutura social.Ensinar Sociologia e Filosofia é, antes de tudo, desenvolver uma nova postura cognitiva nas pessoas. Eis o aspecto humano essencial dessas disciplinas, já referendados nas Orientações Curriculares Nacionais de Sociologia e Filosofia para o Ensino Médio de 2006 e agora na Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 2011.Portanto, o Coletivo de Sociologia e de Filosofia do Norte do Paraná considera lamentável a posição da Secretaria quando divulga apenas a necessidade de aumentar carga horária de Português e Matemática – o que pode contribuir para a qualidade da educação - e em documentos não publicados propõe a redução dos conteúdos de nossas disciplinas – o que prejudica a qualidade da educação, precariza ainda mais as condições de trabalho da categoria e ainda contradiz as DCN’s no que se refere à construção coletiva dos currículos (p. 40), nas perdas das muitas conexões existentes entre determinada ciência e as demais (p. 43) e, especialmente, na questão de evitar as superposições e lacunas, “sem fazer reduções do currículo, ratificando-se a necessidade de proporcionar a formação continuada dos docentes no sentido de que se apropriem da concepção e dos princípios de um Ensino Médio que integre sua proposta pedagógica às características e desenvolvimento das áreas de conhecimento” (p. 44).Desse modo, o Coletivo pretendedefender uma educação que possibilite a emancipação e o desenvolvimento da criticidade dos/as estudantes. “Não é a possibilidade, apenas, da retirada das aulas que nos incomodam. O que incomoda é a compreensão de uma perspectiva educacional tacanha e medíocre, na qual o estudante é adestrado/a, treinado/a para a indústria capitalista" (conforme consta no site da www.appsindicato.org.br).Portanto, a preocupação deste coletivo é com a consequência pedagógica de se ter uma única aula de Sociologia e uma única aula de Filosofia por semana, interferindo no direito fundamental dos/as estudantes em ter acesso ao conhecimento produzido historicamente pela humanidade e aumentando a dificuldade de se trabalhar os conteúdos com alunos/as de Ensino Médio em um período tão reduzido e limitado, sobrecarregando ainda mais o trabalho docente. Sabe-se que, nos últimos anos, estudantes da rede pública têm demonstrado baixo rendimento em Matemática e Língua Portuguesa em todo o Brasil, mas, analisando os dados do Estado de São Paulo, que até o incio de 2012 manteve em sua matriz curricular apenas uma aula de Sociologia e uma de Filosofia em cada série do Ensino Médio, percebeu-se um rendimento menor ainda nos conhecimentos de Matemática e de Língua Portuguesa, segundo dados publicados na Folha de São Paulo do dia 07 de março de 2012, pois, entre os estudantes que estão saindo do Ensino Médio, “58,4% tiveram desempenho considerado abaixo do básico em Matemática e apenas 4,2% deles têm conhecimento adequado para a série. Em Português, 37,5% dos alunos do 3º ano aprenderam abaixo do básico. Já 38,4% têm conhecimento só do básico da disciplina.” (Inserido emhttp://www1.folha.uol.com.br/saber/1058527-58-dos-alunos-saem-do-ensino-medio-sem-saber-matematica-em-sp.shtml, acessado em 08-03-12). O aumento das aulas das disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa (não respeitando a equidade entre as disciplinas), não contribuiu para que os/as estudantes daquele estado obtivessem um bom rendimento nas avaliações externas e internas, levando o governo de São Paulo a adotar uma matriz curricular com mais equidade entre as disciplinas e áreas de conhecimentos. A resolução nº 81/2011, publicada em 21 de dezembro de 2011 da SEE-SP, garante 2 aulas semanais de Sociologia e Filosofia a partir de 2012. O cenário apresentado reforça a ideia que a equidade entre as disciplinas se configura como um dos fatores que pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público e a consolidação da democracia. O aumento do investimento público na educação, a melhoria da infraestrutura das escolas, o desenvolvimento de políticas de formação continuada dos professores/as, a valorização dos profissionais da educação, são outros fatores que devem ser considerados na luta pela melhoria da qualidade da educação básica. Cabe destacar ainda que este processo não se reduz exclusivamente ao campo da educação. Melhorar a qualidade da educação significa desenvolver políticas públicas que enfrentem a grande desigualdade social do nosso país. Senhor Secretário, entende-se que quando se falanos índices do IDEB e se propõe qualquer alteração curricular ou estrutural no âmbito da organização do Ensino Médio, é preciso se atentar para o Capítulo II da Resolução Nº 2 de 30 de Janeiro de 2012, que define as DCN’s para o Ensino Médio, na qual se afirma que a concepção de educação e formação das pessoas na etapa final da Educação Básica é um direito subjetivo, um direito humano e que a ciência é conceituada como um conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade. Esta mesma concepção está na Constituição Federal desde 2009 (Emenda Constitucional nº 59/2009) e implica na obrigatoriedade da oferta pública, gratuita e com qualidade social do Ensino Médio pelo Estado, além de um compromisso de toda a sociedade no sentido da garantia desse direito constitucional.O que se pode depreender de toda legislação hoje existente no país, inclusive a instrução nº 021/2010-SUED/SEEDdo Estado do Paraná é que a formação do sujeito do Ensino Médio exige um corpus de conhecimentos e práticas que estão para muito além da responsabilidade que as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática assumem no currículo escolar.Além de não aprovar qualquer parecer que diminua aulas de quaisquer disciplinas na matriz curricular, o Coletivo considera essa política de matriz curricular única um retrocesso que deve ser reanalisada antes de sua homologação em conjunto com os educadores; um retrocesso frente à proposta das DCN’s para o Ensino Médio, que dão ênfase à “interdisciplinaridade e transversalidade como constituidoras dos caminhos facilitadores da integração do processo formativo dos estudantes e que, juntas, rejeitam a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado”; e, por fim, um retrocesso pelo que almeja, ou seja, aumentar os índices do IDEB, mais uma vez contradizendo as orientações das DCN’s, que afirmam que a “unidade nacional deve ser buscada para orientar as aprendizagens comuns a todos no país, nos termos das Diretrizes” e que estes são alvos que “devem ser constituídos por expectativas de aprendizagem dos conhecimentos escolares da base nacional comum que devem ser atingidas pelos estudantes em cada tempo do curso de Ensino Médio, as quais, por sua vez devem necessariamenteorientar as matrizes de competência do ENEM” (p. 48), que são Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e não apenas, como na avaliação do IDEB, Português e Matemática.O Coletivo ainda leva em consideração as manifestações dos estudantes no estado do Paraná e, especificamente de Londrina,, que têm como uma de suas reinvindicações a não diminuição de aulas de Sociologia e Filosofia (ver matéria publicada pela RPC, do dia 06/10/2012 - Estudantes secundaristas e universitários fizeram protesto por melhorias na educação- no endereçohttp://g1.globo.com/videos/parana/paranatv-edicao/t/edicoes/v/estudantes-secundaristas-e-universitarios-fizeram-protesto-por-melhorias-na-educacao/ 2173528/), sendo que, no mesmo dia, também foi entregue na prefeitura de Londrina e no Núcleo Regional de Ensino de Londrina umdocumento(em anexo)com as mesmas reinvindicações.Por fim,o Coletivo solicita tambémque a Secretaria aponte propostas para a diminuição da violência que afeta as escolas,para a garantia da permanência dos(as) estudantes na escola, o cumprimento da lei do PSPN(Piso Salarial Nacional) pelo governoestadual e gestores municipais, o cumprimento do aumento da hora atividade conforme lei nacional, a diminuição do número de alunos e alunas por turma,a efetivação de uma política de formação continuada conforme PCCS do magistério do Paraná, o debate amplo do ensino blocado, entre outras reivindicações coletivas já historicamente pautadas pelos profissionais da educação neste estado que de fato contribuam para uma educação de qualidade e democrática.Desse modo, o Coletivo encerra com uma citação de suma relevância das DCN’s (p. 09), que expressa uma ideia que deve ser objeto de reflexão de todos os interessados pela educação e também compartilhada:“A escola, face às exigências da Educação Básica, precisa ser reinventada, ou seja,priorizar processos capazes de gerar sujeitos inventivos, participativos, cooperativos, preparados para diversificadas inserções sociais, políticas, culturais, laborais e, ao mesmo tempo, capazes de intervir e problematizar as formas de produção e de vida. A escola tem, diante de si, o desafio de sua própria recriação, pois tudo que a ela se refere constitui-se como invenção: os rituais escolares são invenções de um determinado contexto sociocultural em movimento.” 

Na expectativa de obtermos retorno, estamos à disposição.Atenciosamente,

COLETIVO DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA NORTE DO PARANA