sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Participação no I Seminário Estadual PIBID do Paraná

            O grupo de bolsistas, acompanhados da Professora coordenadora Ileizi Fiorelli e da professora supervisora do Colégio Castaldi, Vani Espirito Santo, participaram nos dias 24 e 25 de agosto do  I Seminário Estadual PIBID do Paraná que ocorreu em Ponta Grossa, nas dependências da UEPG.

Abertura do Evento
Denise e Bruno apresentando trabalho

Poliana e Loren  apresentando trabalho

Maria Letícia e Simone  apresentando trabalho 

Ana Claudia e Douglas  apresentando trabalho

Luana e Franciele  apresentando trabalho


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Novas Vagas para o PIBID/ Ciências Sociais

Inscrições de 25 de julho de 2012 a 03 de agosto de 2012, na Casa do Pioneiro das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30

Seleção: 03 a 08 de agosto de 2012
Publicação do Resultado Final: 09 de agosto de 2012



TODOS  Estudantes dos 1º, 2º e 3º ano podem se inscrever
Confiram os Editais:

http://www.uel.br/prograd/download/edital_69_12.pdf

http://www.uel.br/proex/Download/edital-019-2012-vagas-remanescentes-PIBID-2009-1.pdf



segunda-feira, 23 de julho de 2012

Participação na 64ª Reunião Anual da SBPC

A 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 22 a 27 de julho de 2012, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís/MA, terá como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. Trata-se de um dos maiores eventos científicos do País.

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.


A Profª Coordenadora do PIBID/Ciências Sociais - UEL participará na seguinte Mesa-Redonda:
SOCIOLOGIA E SABERES LOCAIS: REFLETINDO SOBRE A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO
Quinta-feira, 26/7/2012 - das 15h30 às 18h00
Coordenador:
Danyelle Nilin Gonçalves (UFC)
Participantes:
Ileizi Fiorelli Silva (UEL), Simone Meucci (UFPR) e Rosângela Duarte Pimenta (UVA)
Local:
Centro Paulo Freire - Miniauditório - Sala 301 Asa Sul
Proponente:
SBS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

VI Jornada de Humanidades CEEP Castaldi

A VI Jornada de Humanidades CEEP Castaldi, com o tema "A vida pede passagem: crise capitalista, direitos humanos, movimentos sociais e participação política popular" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2012 com a colaboração de alunos/as bolsistas do PIBID Ciências Sociais/UEL, professores/as, funcionários/as e alunos/as do CEEP Castaldi, professores/as e alunos/as da UEL e colaboradores/as externos.



Denise Akemi Nishi/ PIBID

IV Jornada de Humanidades do Colégio de Aplicação

A IV Jornada de Humanidades do Colégio de Aplicação teve como tema: "Múltiplos Olhares sobre a América Latina", e ocorreu nos dias 11 e 12 de junho de 2012 nos períodos da manhã e da noite. Sua realização foi possível com a colaboração do PIBID/CAPES de Ciências Sociais da UEL, e de todos os professores e funcionários do colégio. Além disso, cabe ressaltar a fundamental  participação dos ministrantes de cada oficina (que abrangeram diversas áreas: econômica, social, política etc), pois sem eles a Jornada não seria concretizada



Denise Akemi Nishi/PIBID

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Primeiras impressões colégio Castaldi



Com o começo de nossas atividades no Colégio Castaldi iniciou-se também um novo aprendizado, pois eu estava começando analisar a escola de um modo diferente de quando eu era aluno do Ensino Médio, as responsabilidades são outras, as oportunidades, bem como as dificuldades mediante os obstáculos administrativos que regem o Colégio.
Nossa primeira atividade no Colégio Castaldi foi a elaboração de questionários e posterior entrevistas com os funcionários, sendo possível perceber que a maioria dos entrevistados gostam de trabalhar no Colégio e participam cada um a sua forma do seu dia a dia.
Além disso, observei o ambiente escolar, acompanhei os intervalos dos alunos e notei que o Colégio possui grande espaço físico e que os alunos se dividem em vários grupos por seus cantos, isso me trouxe algumas recordações de meu Ensino Médio.
Encaminharam-se as primeiras necessidades do Colégio. Em conjunto com outras duas alunas bolsistas do PIBID/C.Sociais  fizemos o levantamento dos materiais que há na escola e a evidência é que os recursos existentes no colégio não são suficientes para atender todos os alunos. Através desses trabalhos e da elaboração de relatórios, correção de atividades, envolvimento com a equipe multidisciplinar e estar no “chão da escola” semanalmente me aproximaram dos alunos do Colégio.
Há muito que ser feito no colégio Castaldi e o PIBID de Ciências Sociais\UEL busca auxiliar, por meio de nossas práticas, criar novas metodologias de ensino junto com o grupo de professores e funcionários e, dessa forma, potencializar o meu conhecimento enquanto graduando e futuro educador, dos alunos e também alcançar maior reconhecimento do Ensino de Sociologia no Brasil.


Douglas/ PIBID

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Algumas reflexões sobre ser pibidiana


Não posso chamar esse relato de primeiras impressões sobre o estágio no PIBID, pois já se passaram quase seis meses de experiência como pibidiana e também da minha inserção em sala de aula através do estágio obrigatório do curso. Ao me inserir no colégio como estagiária tanto do programa quanto do curso senti que minha presença causava certo estranhamento, pois havia dias que eu iria ficar dentro da sala de aula e outros em que permanecia na sala dos professores ou em outras dependências do colégio, as pessoas não sabiam ao certo o que eu estava fazendo ali, nem mesmo eu, na realidade.
  Ao participar da semana cultural, sendo apresentada pela professora Vani como parte da comissão organizadora, senti que meu ‘papel’ ali estava mais definido, pudemos colaborar em ação direta com os alunos e alunas e ter um contato mais informal com alguns professores e professoras. Ao fotografar os eventos, a relação era ao mesmo tempo de proximidade e de afastamento, pois eu estava dentro dos acontecimentos a toda hora, porém meu olhar era sempre intermediado pela câmera que captava as imagens. As pessoas me viam ali, sempre por perto, sempre observando, mas não se criava uma interação propriamente dita.
     Entrar em sala de aula e observar o comportamento da sala me faz pensar como seria a minha conduta tendo que lidar com todos os acontecimentos- que são muitos - em cada aula, dia após dia. Mas há também a gratificação quando se vê como muitos levam o conhecimento para a vida, pensam que sim, a sociologia faz diferença na vida deles. E pensar como o PIBID e a aproximação que propicia a nós pibidianas e pibidianos podem fazer ainda mais diferença me faz ter a motivação necessária para nossas atividades.


Denise Akemi Nishi/PIBID