domingo, 10 de novembro de 2013

PIBID de Ciências Sociais discute as manifestações populares de 2013

O grupo de trabalho do PIBID de Ciências Sociais que atua no Colégio Aplicação da UEL elaborou quatro painéis digitais acerca das manifestações populares orientados pelas temáticas: a cronologia, a influência dos meios de comunicação de massa, a violência policial e dos manifestantes e as reivindicações dos protestos.
Para a elaboração dos painéis os bolsistas utilizaram o programa Prezi (disponível no site: www.prezi.com) que disponibiliza a criação de apresentações online que podem ser acessadas em qualquer computador com acesso a internet. 
Essa ferramenta permitiu criar apresentações mais dinâmicas que contribuíram para a melhor visualização e exploração das imagens, vídeos, informações, conceitos e autores que escolhemos a fim de nos auxiliar nas reflexões acerca das manifestações populares dentro das aulas de sociologia. 


Painel digital sobre a violência nos protestos 

Painel digital sobre a cronologia das manifestações populares

Painel digital sobre a abordagem da mídia acerca dos protestos

Trouxemos todas as turmas do ensino médio dos períodos matutino e noturno (1º, 2º e 3º anos) da escola para o LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores) para a exibição e discussão dos painéis. 
Essa proposta instrumentalizou-se através de debates que almejaram problematizar e provocar os estudantes a pensarmos juntos sobre as manifestações populares. Muitos apontamentos surgiram como: as novas formas de participação política influenciadas pela tecnologias na sociedade contemporânea, a importância das redes sociais para a organização desses protestos e a tentativa de manipulação da mídia.
Os alunos participaram das discussões, contaram sobre suas participações nos protestos que ocorrem em Londrina-PR, relataram suas interpretações sobre as manifestações, esclareceram dúvidas e trouxeram novos elementos que incorporamos aos debates. Além disso, os estudantes gostaram da dinamicidade dos painéis, do uso da lousa digital que estimularam a curiosidade e criatividade. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário